Ao começar uma dieta, a maioria das pessoas pensa em cortar a gordura e eliminar os carboidratos. Certo? Nem sempre. Quando o objetivo é emagrecer, é essencial conhecer as nossas necessidades nutricionais para saber quais são os alimentos mais indicados para a perda de peso.

A Endogastro MedService preparou uma lista com os principais grupos de alimentos, suas principais características e funções para ajudar a entender a importância de cada um para o bom funcionamento do organismo.

Carboidratos

Presentes na maioria dos alimentos, os carboidratos são nossa fonte de energia. Dê preferência para os alimentos integrais, que têm índices glicêmicos mais baixos. Os carboidratos de alto índice glicêmico, tais como o pão branco, doces e mel, geram picos de insulina no corpo, transformando rapidamente esse nutriente em gordura acumulada, sobretudo na região abdominal.

Gorduras

Pode acreditar, a gordura é importante e necessária! Antes de sair por aí cortando tudo o que levar o nome gordura, é importante saber que xistem dois tipo de gorduras: as saturadas e as insaturadas. As gorduras saturadas estão presentes em margarinas, biscoitos e em muitos alimentos industrializados, enquanto as gorduras insaturadas são de origem vegetal e estão presentes no óleo de soja, em castanhas e nozes.

As chamadas gorduras boas (insaturadas) devem ser consumidas diariamente, pois são responsáveis pelo aproveitamento de algumas vitaminas pelo corpo, assim como são necessárias para a produção de ácidos graxos essenciais. Essas gorduras insaturadas são encontradas em alimentos como o azeite de oliva, o salmão, a sardinha, nozes e castanhas.

Proteínas

A proteína é um nutriente formado por uma cadeia de aminoácidos, sendo o elemento básico para a construção da musculatura. Os alimentos de origem animal, tais como o frango, o peixe e as carnes vermelhas, são fontes de proteínas completas, chamadas assim por conterem os aminoácidos essenciais para a saúde. Ovos, leite e soja também são boas fontes de proteínas.

Micronutrientes

O hábito de verificar na tabela nutricional dos alimentos a quantidade de calorias que eles possuem nos faz não levar em conta a presença de vitaminas, minerais, ferro e zinco que são fundamentais para um corpo em pleno funcionamento. Para garantir a ingestão desses micronutrientes, coma frutas, legumes e verduras.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *