O balão reajustável Spatz, além de permanecer um ano dentro do paciente, ainda permite que seu volume seja alterado durante o tratamento, podendo, em caso de necessidade, tanto ser diminuído, quanto aumentado, adequando-se às necessidades do paciente.
O balão intragástrico reajustável Spatz é usado em tratamentos mais prolongados (de 9 meses a 1 ano) de emagrecimento, principalmente com pacientes que apresentam graus maiores de obesidade (graus II e III), controlando a ingestão de alimentos e estendendo a sensação de saciedade de forma saudável. A prótese reajustável Spatz é mais moderna em relação à prótese tradicional, pois pode aumentar ou diminuir o volume do balão ao longo do tratamento, adequando-se às necessidades do paciente e às metas estabelecidas pelo médico.
Quais os benefícios desse tratamento?
- Maneira natural e saudável de perder peso;
- Procedimento seguro e pouco invasivo;
- Combate a doenças relacionadas à obesidade;
- Com a perda de peso, o paciente também adquire qualidade de vida e hábitos mais saudáveis, associados à reeducação alimentar e à prática de atividades físicas;
- Possibilidade de tornar o paciente com grau elevado de obesidade um candidato adequado para procedimento cirúrgico (bariátrica).
Há contraindicações para o uso do balão intragástrico reajustável?
Contra indicações ao uso do balão são muito raras, porém existem. Seguem as principais abaixo:
- que já tenham se submetido a cirurgias gástricas (no estômago);
- grávidas;
- com úlcera gástrica ativa;
- que usem, sem possibilidade de interrupção, anticoagulantes;
O balão intragástrico acaba com a fome?
Não, o balão não elimina a fome do paciente, até porque esse não é o objetivo do tratamento. A função do balão intragástrico é reduzir a fome, prolongando a sensação de saciedade, e não acabar com ela. Alimentar-se é extremamente importante, de modo que o mais importante é aprender a conter seus excessos.
Posso consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento?
O consumo de bebidas alcoólicas não é recomendável durante o tratamento, pois, além de serem calóricas, o que prejudica o emagrecimento, elas diminuem a vida útil do balão.
Após a introdução do balão, preciso continuar com o acompanhamento médico?
É recomendado que o paciente receba acompanhamento nutricional e psicológico durante o uso do balão. Estudos demonstram que é possível perder ainda mais peso por meio de tratamentos multidisciplinares, em que profissionais específicos poderão potencializar os resultados.
Posso praticar quaisquer esportes ou atividades físicas com o balão intragástrico?
É absolutamente indicado que o paciente pratique atividades físicas durante o tratamento, porém é recomendável que o paciente evite atividades de alto impacto, como o boxe.
Se eu engravidar acidentalmente durante o tratamento com o balão, o feto sofrerá má formação?
O feto não sofrerá má formação, porém, em razão da presença do balão, ele poderá sofrer de desnutrição. Por isso, caso isso aconteça, o tratamento deverá ser interrompido precocemente. Normalmente, aguarda-se o término do primeiro trimestre de gestão, o mais delicado, para a retirada do balão.
TIRE SUAS DÚVIDAS
Qual sua dúvida sobre esse tratamento? Responderemos o mais breve possível!