Revisão de ByPass
Indicada para quem já fez a bariátrica ByPass mas engordou novamente ou não perdeu peso o suficiente.
É um procedimento endoscópico que reduz o diâmetro da anastomose (10 mm) por meio de uma técnica que promove a termocoagulação de sua mucosa, ou seja, diminui a passagem, entre o estômago e o intestino, percorrida pelos alimentos ingeridos.
A maior parte dos pacientes elimina quase todo o peso readquirido após a cirurgia bariátrica e, em alguns casos, o tratamento também evita que a recuperação de peso aconteça em função da dilatação da anastomose, que é corrigida de modo rápido, eficaz e seguro. Reduzindo o diâmetro da anastomose, os alimentos ficam por mais tempo no estômago, retardando sua passagem para o intestino, o que promove a sensação de saciedade.
Para quem é indicado?
O plasma de argônio é indicado para pacientes bariátricos:
Por que pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica podem voltar a engordar?
É comum que, após algum tempo de cirurgia bariátrica, a anastomose (área de passagem de alimento do estômago para o intestino) aumente de tamanho. Como consequência, os alimentos ficam por menos no tempo no estômago, aumentando a necessidade de ingerir mais alimentos em um curto intervalo de tempo, o que contribui com o ganho de peso.
Qual é o intervalo ideal entre uma sessão e outra de plasma de argônio?
Em média, recomenda-se um intervalo entre 1 e 2 meses para cada sessão.
Apenas o plasma de argônio é suficiente para a perda do peso adquirido pelo paciente?
Como todo tratamento de emagrecimento, é necessário que haja comprometimento por parte do paciente, isto é, além do procedimento clínico, é fundamental que ele passe por uma reeducação alimentar e pratique atividades físicas regulares.
O procedimento é doloroso?
A aplicação de plasma de argônio apresenta desconforto bem tolerável para a maior parte dos pacientes, pois o procedimento é minimamente invasivo.
É necessário ser anestesiado para a realização do procedimento?
A aplicação de plasma de argônio é realizada por meio do endoscópio, procedimento pouco invasivo em que não há cortes, requerendo apenas a sedação do paciente.
A aplicação de plasma de argônio é indicada como medida preventiva ou corretiva em relação ao ganho de peso?
É indicada em ambos os casos. O aumento da anastomose acontece com praticamente todos os pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica. Portanto, tendo engordado ou não, o mais importante é verificar o diâmetro da anastomose com vistas a corrigir o problema de pacientes que já engordaram ou evitar que engordem.
Qual sua dúvida sobre esse tratamento? Responderemos o mais breve possível!