Gastroplastia Endoscópica – Apollo Overstitch

A Endogastro Rio tem o prazer de anunciar a chegada deste moderníssimo dispositivo ao Brasil: O Apollo Oversticth.

Ele é um aparelho que, acoplado à ponta do endoscópio, permite a realização de sutura (dar pontos) endoscópica “full thickness” (que pega toda a parede do estômago), tudo por ENDOSCOPIA, sem cortes, sem cirurgia, com muito mais segurança, e com alta hospitalar no mesmo dia.

foto-plasma-site2

Com este novo aparelho, é possível realizar:

Gastroplastia Endoscópica Sleeve: Procedimento indicado para quem tem IMC acima de 30 (Obesidade grau I), é uma “cirurgia bariátrica” tipo Sleeve por endoscopia. Nesta modalidade, o estômago tem o seu volume significativamente diminuído (são dados pontos no estômago por dentro, fazendo com que ele “murche”. Ele adquire a forma de um tubo, fica tunelizado, comportando uma quantidade de comida infinitamente menor).
O procedimento é realizado integralmente por endoscopia, sem cortes, com recuperação imediata e alta no mesmo dia.

Revisão de cirurgias bariátricas antigas: Procedimento indicado para quem já realizou cirurgia bariátrica (não importa qual) e voltou a ganhar peso. Com o aparelho, podemos diminuir ainda mais o tamanho do estômago remanescente e/ ou da anastomose (ligação do estômago com o intestino). Se aplica a todas as modalidades de cirurgia, como o Bypass, Y de Roux, Capella, Sleeve, Scopinaro, etc…

apollo-overstitch

Dúvidas:

Quem pode realizar o procedimento?
Para estar apto ao procedimento, o paciente deve apresentar o IMC mínimo de 30 (obesidade grau I), não havendo limite máximo de IMC. Portanto, o procedimento está indicado para todos os graus de obesidade (I, II e III). Está indicado também para pacientes que já realizaram cirurgia bariátrica no passado e voltaram a ganhar peso (reganho de pelo menos 10% do peso mínimo alcançado após a cirurgia bariátrica).

Onde o procedimento é feito?
O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, porém a alta acontece no mesmo dia.

O que eu vou sentir depois?
Após o procedimento, o paciente pode apresentar um pouco de dor abdominal, sensação de gases e enjôos/ vômitos, porém os sintomas desaparecem em 24 horas.

Qual a estimativa de perda de peso?
Espera-se uma perda de 20 a 30% do peso inicial em média, e o que é melhor, os resultados são duradouros, pois o estômago fica definitivamente pequeno.